skip to Main Content

Feira tecnológica apresenta soluções para economizar e reaproveitar água

Feira Tecnológica Apresenta Soluções Para Economizar E Reaproveitar água
O vice-governador, Marcio França, e a diretora-superintendente, Laura Laganá, conhecem o projeto Técnicas e dispositivos para um banho inteligente. Foto: Gastão Guedes

Os estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais vão apresentar durante a 9ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, a Feteps, mais de dez alternativas para economizar e reaproveitar água. As soluções vão desde a redução do consumo no banheiro de casa até um sistema para o controle de recursos hídricos em pequenas e médias empresas, passando pela irrigação automática de uma plantação. De 21 a 23 de outubro, no Expo Barra Funda, na Capital, a feira mostra que cascas de ovos podem ser utilizadas no pré-tratamento da água e que o bagaço da cana-de-açúcar funciona como uma esponja que retém água quando usada no cultivo de mudas.

A abertura oficial da feira, nesta quarta, contou com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França. “Quero parabenizar os educadores que se dedicam a ensinar os alunos a trazerem soluções inovadoras”, disse. “A feira consolida nossa posição de destaque entre as mostras de todo Brasil”, afirmou a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Aluno do curso técnico em Agronegócio, Matheus Fornel Miranda, de 17 anos, testou o bagaço da cana-de-açúcar com os pais, agricultores assentados em Teodoro Sampaio. “Com 3% de bagaço na plantação de mudas, é possível reduzir o número de irrigações de quatro vezes ao dia para apenas uma”, diz.

Como o cômodo da casa que mais consome água é o banheiro, os estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Itapetininga, criaram um sistema que limita o tempo de banho e ainda reaproveita a água para a descarga. “Simulamos a implantação do projeto em uma família de quatro pessoas. A economia em um mês chegou a 60%”, conta o aluno Ari Teixeira Almeida Neto, de 21 anos.

A Feteps apresenta mais de 200 projetos criados por estudantes de Etecs, Fatecs e instituições de ensino de outros Estados e países. A edição deste ano recebeu mais de mil inscrições. Conheça algumas pesquisas cujo foco é o uso sustentável dos recursos hídricos.

Controle informatizado para a irrigação de plantação – Etec de Araçatuba
O sistema criado pelos alunos do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio contém sensores que, ao identificar que a terra está seca, se comunica com microcontroladores que acionam a irrigação da plantação automaticamente. Realizado com o cultivo de hortaliças, o projeto demonstrou uma economia de 40% de água.

Ecoo-Jahu – Ecobatímetro de baixo custo – Fatec Jahu
Os estudantes construíram um pequeno catamarã de tubos de PVC, microcontrolador e sensores, movido por controle remoto, para aferir o volume de água e o assoreamento das represas e reservatórios. O equipamento possui GPS e funciona numa velocidade de até 100 Km/h. Os dados são salvos em um cartão e podem ser visualizados no computador.

Filtro reciclável com carvão ativado de coco – Etec Profª Carmelina Barbosae, em Dracena
Os estudantes utilizaram carvão ativado de coco – produzido por meio da carbonização da fibra de coco e da adição de reagentes químicos – na construção de um filtro que limpa a água que seria descartada após o uso de tanques e máquinas de lavar. Fabricado com um galão de água mineral, manta acrílica e areia, o filtro de baixo custo permite reutilizar a água para fins domésticos, inclusive numa nova lavagem de roupa.

Hidroponia usando água residual do destilador – Etec Dr. Adail Nunes da Silva, em Taquaritinga
Ao invés de ser descartada, a água utilizada para resfriar o destilador do laboratório da escola foi reaproveitada pelos alunos do curso de Agroindústria para produzir hortaliças hidropônicas – cultivadas em meio aquoso. A ideia do grupo é mostrar opções de reúso de agua.

Hidroretentor – base subproduto de cana-de-açúcar – Etec Profª Nair Luccas Ribeiro, em Teodoro Sampaio
Os alunos de Agronegócio encontraram no bagacilho da cana-de-açúcar – espécie de pó – uma solução para economizar água na irrigação de mudas de hortaliças. Misturado ao substrato, esse pó funciona como uma espécie de esponja que retém a água. Assim, as mudas podem ser regadas apenas uma vez ao dia em vez de quatro.

Pré-tratamento de água com pó da casca de ovos – Etec Cel. Raphael Brandão, em Barretos
As cascas de ovos trituradas foram utilizadas pelos estudantes de Química para fazer a sujeira presente na água se aglutinar em flocos e decantar. Essa alternativa desenvolvida para a primeira etapa de purificação gera ainda um subproduto que pode ser usado por agricultores para fertilizar o solo.

Reaproveitamento da água da máquina de lavar – Etec de Araçatuba
Um filtro de espuma e carvão ativado foi utilizado pelos alunos do Ensino Médio e do curso técnico de Química para reaproveitar a água da máquina de lavar. O sistema, que pode ser utilizado em residências, custa aproximadamente R$ 100. A água de reúso pode ser aproveitada para limpeza da casa em geral.

Sistema de tratamento de água cinza de baixo custo – Etec José Martimiano da Silva, em Ribeirão Preto
Os alunos desenvolveram um sistema de tratamento e reaproveitamento da água utilizada pelo lavatório de banheiros residenciais. Após passar por pastilha de cloro, carvão ativado e tela, a água é bombeada para a caixa acoplada ao sanitário. O objetivo dos alunos é que a ideia seja utilizada em casa como forma de economizar água. O custo estimado é de R$ 150.

Sistema inteligente de reutilização de água – Fatec Prof. Antonio Belizandro Barbosa Rezende, em Itapetininga
O projeto dos estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas limita o tempo de uso do chuveiro e reutiliza a água do banho na descarga de vasos sanitários.  Após passar por um ralo, a água é armazenada em um reservatório subterrâneo. Conforme a necessidade de abastecimento da caixa de descarga, a bomba é acionada por um sistema autossuficiente. A simulação realizada com uma família de quatro pessoas comprovou uma economia de 60% de agua.

Sustentabilidade hídrica empresarial – Etec Pedro Ferreira Alves, em Mogi Mirim
Para auxiliar pequenas e médias empresas a controlar o uso da água, estudantes do curso técnico de Informática desenvolveram um software que monitora o nível das caixas d’água, reservatórios e poços por meio de sensores magnéticos. O sistema é capaz de acionar as bombas automaticamente, conforme a necessidade, e emitir relatórios.

Técnicas e dispositivos para um banho inteligente – Fatec Osasco
Uma união de quatro mecanismos permite reduzir o gasto energético e o consumo de água na hora de tomar banho. Entre eles, um equipamento que utiliza o calor da água despejada no ralo para ajudar a aquecer a água que ainda sairá pelo chuveiro e um sensor capaz de indicar se o usuário está de fato tomando banho ou se está “cantando no chuveiro”.

Feteps 2015
Back To Top

Notícias

Confira lista de aprovados nos cursos EaD da modalidade aberta
Etec de Araras recebe doadores de sangue na manhã deste sábado
Professores da Fatec Tatuí são jurados na escolha de samba enredo
iCenter homenageia alunos inovadores na Fatec-SP
Aluno da Fatec Taquaritinga é campeão de hackathon da Nasa

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300
Horário de funcionamento: 08h - 18h

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados