O presente projeto propõe o desenvolvimento de uma bancada didática para a
simulação e estudo do sistema hidráulico de distribuidores de insumos sólidos com
taxa variável. Esta iniciativa surge da necessidade de transpor a lacuna entre o
conhecimento teórico e a aplicação prática em engenharia agrícola e agricultura
de precisão, onde a complexidade dos sistemas hidráulicos dificulta a formação de
profissionais com expertise prática (SILVA; SOUZA, 2022).
Com base nessa problemática educacional e na busca por metodologias de ensino
que priorizam a participação ativa do aluno na construção do conhecimento
(FREITAS; MENDES, 2019), o projeto foi dividido nas seguintes fases: pesquisa
aplicada; projeto estrutural e hidráulico; seleção criteriosa de materiais;
montagem estrutural por soldagem e a integração de sistemas de monitoramento
em tempo real (como medidores de vazão, pressão e temperatura); testes para
garantir a funcionalidade e segurança do protótipo.
Os resultados alcançados permitiram a materialização de um protótipo robusto e
funcional, capaz de simular diversas condições operacionais e permitir o
diagnóstico prático de falhas. Espera-se uma significativa otimização no processo
de ensino-aprendizagem, proporcionando aos estudantes uma compreensão
aprofundada dos fenômenos hidráulicos e o desenvolvimento de habilidades
essenciais para a operação e manutenção de máquinas agrícolas de precisão.
Em conclusão, a bancada didática representa uma solução inovadora e de alta
aplicabilidade pedagógica que qualifica a formação profissional, alinha-se aos
objetivos da 16ª FETEPS de fomento à inovação e empregabilidade, e contribui
para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial
Educação de Qualidade (ODS 4) e Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9),
além do Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) através da formação de
profissionais que otimizam o uso de recursos.