Filtro de Daltonismo

ODS 3 - Saúde e Bem-Estar

BLUEWAY: ACOLHER E ACOMPANHAR

Segundo o Censo Escolar do ano de 2024, houve um aumento de 44,4% do número de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre 2023 e 2024 (Pessôa, 2025). Diante desse cenário, observa-se a necessidade do desenvolvimento de recursos educacionais voltados à inclusão desse público, visando a melhoria da aprendizagem e garantia dos direitos instituídos por lei. Na Etec de Taboão da Serra, foram levantados 5 estudantes com TEA matriculados. Nesse cenário, faz-se necessário direcionar uma atenção especializada a esses alunos, a fim de integrá-los na aprendizagem como os demais estudantes. Em razão dessa demanda, foi idealizado o projeto BlueWay, um aplicativo de acompanhamento pedagógico e comportamental dos alunos neurodivergentes, por meio do qual os estudantes com TEA podem tornar conhecidas suas dificuldades (integrando seus responsáveis, consequentemente) e os colaboradores da unidade escolar serem direcionados para auxiliá-los em suas necessidades, ambos sendo gerenciados pela própria escola. O app contou com o apoio da Agente Educacional de Inclusão, que sugeriu a implementação de funcionalidades que se mostrariam úteis em seu trabalho. Futuramente, pretende-se implementar a área de educação personalizada e a área informativa para professores.

Pitch

aplicativo mobile educação inclusiva plataforma plugada TEA Tecnologia Assistiva
Presencial | 154
Autor(es)
MATHEUS ZELANTE CAVALCANTE
Orientador(a)
JÚLIA NAELLY MACHADO SILVA
Coorientador(a)
SAMELA WUTZKE DE OLIVEIRA ASANUMA
Unidade
Etec de Taboão da Serra | Taboão da Serra

Compartilhe