Este projeto apresenta o desenvolvimento de um braço robótico colaborativo com foco em tornar a robótica mais acessível e intuitiva para o ambiente educacional e técnico. O sistema foi projetado para eliminar barreiras técnicas, permitindo que usuários sem conhecimento avançado em programação possam operar e programar o robô com facilidade. O braço robótico possui três modos de controle: painel físico estilo arcade, software desktop com interface gráfica e modo de aprendizagem direta (direct teaching), no qual o operador guia fisicamente o robô e os movimentos são registrados automaticamente. A construção envolve impressão 3D, uso de servomotores com feedback analógico e controle por microcontrolador, criando uma solução de baixo custo e fácil manutenção.
Os testes realizados demonstraram alta precisão, baixa latência e facilidade de uso, inclusive por usuários não especializados, comprovando a viabilidade do projeto como ferramenta educacional.
A iniciativa contribui para a democratização da robótica educacional e para a formação de novas competências em automação, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4 — Educação de Qualidade e ODS 9 — Indústria, Inovação e Infraestrutura).