No cenário educacional do Ensino Fundamental II, a proficiência em leitura e escrita apresenta desafios significativos apresentando baixo desempenho em leitura e escrita no Brasil, fatores agravados pela pandemia. A problemática central reside na dificuldade e desmotivação dos alunos frente às atividades de escrita, somada à carência de ferramentas pedagógicas que incentivem a prática contínua e personalizada. Assim, o desenvolvimento do projeto “ERA” surge como uma solução inovadora, alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU, visando oferecer suporte escalável e individualizado para o desenvolvimento integrado dessas competências essenciais ao sucesso escolar e profissional. O objetivo principal é auxiliar estudantes na escrita de redações de diversos gêneros textuais, promovendo autonomia e o desenvolvimento progressivo da escrita por meio de uma abordagem interativa e gamificada. Para alcançar este objetivo, o projeto adota uma metodologia que combina pesquisa bibliográfica e de campo para fundamentar teoricamente e identificar as necessidades do público-alvo, utilizando tecnologias como LLMs (Modelos de Linguagem de Grande Escala), RAG (Retrieval Augmented Generation), Flutter e Flask, o aplicativo permite a construção progressiva de textos com base em trilhas de aprendizagem e recompensas, promovendo a autonomia, o engajamento e a criatividade, oferecendo sugestões contextuais, correções e melhorias. Espera-se que o “ERA” proporcione uma solução eficaz e engajadora, capaz de solucionar os problemas identificados e impactar positivamente a competência comunicativa dos estudantes, culminando em testes em larga escala com um segundo protótipo funcional.