O projeto Hermes Neptune, criado por estudantes da Etec de Mauá, é uma iniciativa inovadora que transforma lixo eletrônico em entretenimento educativo e responsável. Enfrentando o descarte de equipamentos obsoletos e a falta de lazer construtivo na escola, o projeto constrói máquinas de arcade (fliperamas) reutilizando computadores, monitores e teclados que seriam descartados.
Alinhado aos princípios da economia circular e ao ODS 12 (Consumo e produção responsáveis), o Hermes Neptune oferece aos alunos uma opção de diversão engajadora, mas vai além: o acesso aos jogos é conquistado através de ações positivas. Em vez de dinheiro, os alunos ganham créditos participando de campanhas de doação (alimentos, roupas) e projetos de reciclagem da escola (como coleta de pilhas).
Este sistema único, gerenciado por tecnologia simples (placa WeMos D1, API, LCD), conecta diretamente a responsabilidade socioambiental à recompensa lúdica. Ao doar ou reciclar, o aluno acumula créditos em sua conta escolar (via RM) e pode usá-los para jogar nos arcades.
Os benefícios são múltiplos: reduz o lixo eletrônico, economiza recursos, promove a educação ambiental prática, incentiva a solidariedade e a cidadania, desenvolve habilidades técnicas nos alunos envolvidos e enriquece a experiência escolar. O projeto demonstra que sustentabilidade pode ser divertida e que é possível criar soluções de baixo custo e alto impacto reaproveitando recursos.
Hermes Neptune é um exemplo tangível de como transformar problemas em oportunidades, funcionando como um laboratório de inovação e cidadania. Seu modelo é replicável, com potencial para inspirar outras instituições a adotarem práticas semelhantes, mostrando que pequenas ações podem gerar grande impacto.
É a diversão que transforma, promovendo um futuro mais verde e justo, um jogo de cada vez.