Com o avanço das tecnologias embarcadas para uso doméstico e a crescente adoção de sistemas inteligentes voltados à interação com animais de estimação, identifica-se uma lacuna entre dispositivos passivos e soluções capazes de responder dinamicamente ao comportamento animal. Brinquedos convencionais para gatos oferecem estímulos limitados e invariáveis, reduzindo seu potencial de engajamento e de benefícios cognitivos e físicos. Este trabalho apresenta um protótipo de um sistema robótico interativo projetado para estimular física e cognitivamente gatos domésticos desenvolvido pela equipe E-SPANTALHO. A solução combina uma plataforma Arduino ESP32, sensor ultrassônico HC-SR04, servomotores, emissor de laser controlado por PWM e, em sua versão mais avançada, um Raspberry Pi 3 acoplado a uma câmera Logitech C920e para reconhecimento visual de gatos, humanos e, futuramente, outras espécies, por meio de inteligência artificial embarcada. Os testes demonstraram a viabilidade da arquitetura proposta, com movimentações suaves dos servomotores na condução do emissor de laser, respostas sensoriais consistentes e alto índice de engajamento dos felinos. A modularidade e o baixo custo dos componentes reforçam o potencial de adaptação para aplicações de dissuasão não letal de fauna silvestre (onças, lobos, coiotes, raposas, ratos, pombos etc.), utilizando estímulos visuais e sonoros que incomodam e espantam esses animais. A proposta destaca-se pela escalabilidade, flexibilidade e impacto positivo em bem-estar animal e sustentabilidade ambiental.