Filtro de Daltonismo

ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

LUMISOLAR GUARD SYSTEM

A iluminação pública (IP) desempenha um papel fundamental na segurança, acessibilidade e qualidade de vida nas cidades e tem como objetivo fornecer claridade durante a noite, devendo estar apagada durante o dia e ligada durante toda a noite, funcionando por períodos de 12 a 13 horas. Ela é composta por poste, uma lâmpada e sensores que identificam a necessidade de acionamento ou não das lâmpadas.
A responsabilidade da IP é da Prefeitura, e é ela quem deve realizar a instalação de novos pontos e a correção de falhas como a troca de lâmpadas queimadas, por exemplo. Um dos principais problemas nas cidades brasileiras é como realizar um gerenciamento eficiente na identificação e correção de falhas no sistema de IP, que atualmente é feito de duas formas: denúncias da população através dos meios de comunicação disponíveis (via internet, telefone e presencialmente em um dos postos de atendimento) ou por varreduras noturnas de identificação programadas pela equipe da Prefeitura. Os parques de IP são responsáveis por consumir uma boa parte dos gastos de recursos da Prefeitura com energia elétrica.
Com o aumento da população nos grandes centros urbanos, e a constante evolução da tecnologia, cada vez mais falamos sobre as “Cidades Inteligentes” (ou Smart City’s) que tem como objetivo utilizar a hiperconectividade, que permite através da IoT, receber e transmitir dados, sinais e informações de forma remota para resolver os problemas ocasionados pelos novos desafios da superpopulação.
Este projeto apresenta o desenvolvimento de um protótipo de um sistema para controle e monitoramento de falhas na iluminação pública, integrando tecnologia IoT e alimentação por energia fotovoltaica. O documento aborda a importância da iluminação pública no contexto urbano, os desafios atuais de sua gestão, os benefícios da automação para cidades inteligentes e a viabilidade da solução proposta como alternativa ou complemento à rede existente.

Pitch

Automação Urbana Iluminação Pública Smart Cities
Presencial | 103
Autor(es)
MARIANA RIBEIRO DE CASTRO
Orientador(a)
RODRIGO ARAKAWA
Unidade
Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira (Vila Guilherme) | São Paulo

Compartilhe