Filtro de Daltonismo

ODS 4 - Educação de Qualidade

MARKETING EDUCACIONAL: VESTIBULARES

O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos estudantes, especialmente da rede pública, no acesso às informações sobre vestibulares no Brasil. Apesar do avanço das plataformas digitais, muitos jovens ainda encontram dificuldades para compreender os processos seletivos devido à linguagem técnica, falta de orientação nas escolas e barreiras socioeconômicas. Assim, o vestibular, que deveria ser uma oportunidade, acaba se tornando uma barreira para muitos. Nesse contexto, este estudo busca compreender como o marketing educacional, aliado à inclusão digital, pode ser uma ferramenta estratégica para tornar os processos seletivos mais acessíveis, claros e acolhedores. Como proposta prática, foi idealizado o desenvolvimento de um site que simula inscrições em vestibulares, campanhas e divulgações com linguagem simplificada, tutoriais, além de ações presenciais, como oficinas e palestras nas escolas. A metodologia adotada incluiu aplicação de pesquisas com estudantes da ETEC Gino Rezaghi e uma entrevista com o coordenador da faculdade UniAnchieta. O embasamento teórico se apoia nos conceitos de marketing social, conforme Kotler e Lee (2008), que defendem o uso do marketing para promover mudanças sociais positivas. Espera-se que este projeto contribua para a democratização do acesso ao ensino superior, reduzindo desigualdades informacionais e fortalecendo a autonomia dos estudantes.

 

Pitch

Acesso Marketing Orientação Vestibular
Online
Autor(es)
MARCELA SANTOS SOUSA
LIVIA ISABELLE FERREIRA DA SILVA
Orientador(a)
ANELISE STRINGUETTO
Coorientador(a)
DIEGO SILVA NEVES
Unidade
Etec Gino Rezaghi | Cajamar

Compartilhe