O presente projeto tem como objetivo conscientizar o público jovem acerca das mudanças climáticas, suas causas e consequências, destacando a urgência de ampliar o conhecimento sobre o tema para que futuras gerações adotem medidas eficazes de mitigação e adaptação. Fundamentado na ODS 13 da Agenda 2030 da ONU, que trata da ação contra a mudança global do clima, o projeto propõe a criação de um jogo digital educativo e lúdico como instrumento pedagógico para a sensibilização ambiental. O desenvolvimento do jogo baseou-se em uma revisão
bibliográfica abrangente sobre game design, usabilidade, narrativa e representações socioambientais e culturais nos jogos digitais. A proposta integra elementos visuais dos estilos top-down e plataforma 2D, além de utilizar o folclore mundial como recurso narrativo e pedagógico, visando ampliar a compreensão intercultural dos usuários. A proposta do jogo é fomentar o engajamento ativo dos jovens, promovendo a reflexão sobre atitudes individuais e coletivas frente às questões ambientais. Durante a fase de testes, jovens de 12 a 18 anos participaram de sessões de jogabilidade, cujos feedbacks possibilitaram aprimoramentos na mecânica e na narrativa, aumentando a usabilidade e o engajamento. Os resultados preliminares apontam para um aumento significativo do interesse dos participantes por temáticas ambientais, bem como uma maior compreensão sobre os impactos das mudanças climáticas. Dessa forma, o jogo se mostra uma ferramenta promissora na educação ambiental escolar, promovendo não apenas o aprendizado, mas também o pensamento crítico e o respeito à diversidade cultural.