O projeto propõe a criação de um biodigestor residencial compacto, capaz de gerar biogás a partir de resíduos alimentares e produzir biofertilizante natural. Além de oferecer uma solução sustentável, busca-se democratizar seu acesso por meio do comércio eletrônico, superando o modelo atual restrito à escala industrial e sob encomenda. A proposta visa promover economia doméstica, reduzir a geração de resíduos e ampliar a autonomia energética de famílias, especialmente de baixa e média renda.
A tecnologia é baseada na digestão anaeróbica um processo em que microrganismos decompõem resíduos orgânicos na ausência de oxigênio, produzindo gás metano (biogás). O sistema pode reduzir em até 30% o lixo doméstico, economizar aproximadamente um botijão de gás a cada dois meses e ainda fornecer um fertilizante líquido rico em nutrientes, ideal para hortas e jardins. Isso fortalece ainda mais o compromisso sustentável e o potencial comercial do projeto.
O biodigestor proposto foi pensado para ser acessível, de fácil instalação e replicável, chegando a quem realmente precisa utilizando uma estrutura de distribuição acessível. Além do impacto ambiental, o projeto tem grande potencial econômico, já que o mercado atual oferece poucas soluções domésticas a preços acessíveis.