O projeto “Teclado de Auxílio na Alfabetização de Pessoas com Deficiência Visual” consiste no desenvolvimento de um dispositivo assistivo inovador, com o objetivo de apoiar o processo de alfabetização de indivíduos com deficiência visual principalmente crianças na idade de alfabetização. Baseado no sistema Braille, o protótipo integra hardware e software por meio de módulos eletrônicos com microcontrolador, memória e display LCD, a fim de proporcionar uma experiência de aprendizagem interativa, acessível e eficaz.
A principal funcionalidade do sistema reside na capacidade de reconhecer a entrada de caracteres Braille do teclado, reproduzindo, de forma audível, o som correspondente à letra digitada. Quando uma palavra completa é reconhecida, o dispositivo emite o áudio da palavra pronunciada integralmente e exibe sua grafia no visor LCD, promovendo uma associação sinestésica entre tato, audição e leitura. Caso a palavra esteja correta o dispositivo parabeniza o indivíduo e dirá através do alto falante qual foi a palavra escrita corretamente, caso contrário, irá solicitar sua reescrita.
O dispositivo foi construído utilizando materiais de baixo custo e com foco em fácil replicação, visando democratizar o acesso a tecnologias assistivas na educação. Os testes de funcionalidade confirmaram a viabilidade do sistema quanto à conversão de texto Braille em áudio, bem como ao reconhecimento preciso de caracteres, demonstrando seu potencial de aplicação na educação especial principalmente no início da alfabetização. Assim, o projeto apresenta-se como uma solução promissora para promover a inclusão educacional e a autonomia de pessoas com deficiência visual.
Este projeto surge da necessidade de oferecer um método de alfabetização mais interativo e acessível, utilizando a tecnologia para complementar o ensino tradicional e facilitar a compreensão da relação entre a escrita e a fala.