Filtro de Daltonismo

ODS 4 - Educação de Qualidade

TEDDYMATH BRINQUEDO IOT EDUCATIVO

Este projeto tem como foco o desenvolvimento de um aplicativo móvel integrado a um brinquedo interativo, com o objetivo de apoiar crianças do Ensino Fundamental I (6 a 8 anos) que enfrentam dificuldades na aprendizagem da matemática. A proposta busca oferecer uma experiência educativa envolvente, personalizada e alinhada ao uso de tecnologias atuais, estimulando o aprendizado por meio da ludicidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e caráter projetual, voltada à criação de uma solução tecnológica inovadora.
A concepção do sistema baseia-se na aplicação da Internet das Coisas (IoT) em conjunto com dispositivos móveis, abrangendo a análise de requisitos, modelagem do sistema, prototipação das interfaces e integração de componentes eletrônicos, como um alto-falante responsável por fornecer feedbacks sonoros vinculados às ações realizadas no aplicativo. Com abordagem interdisciplinar, a iniciativa visa não apenas reduzir as dificuldades de aprendizagem, mas também promover o engajamento e a participação ativa das crianças no processo educacional. Os resultados demonstram que a integração entre tecnologia e interatividade contribui significativamente para a motivação e o desenvolvimento do aprendizado matemático, ampliando os impactos positivos também para outras áreas do conhecimento.

Pitch

Aplicativo Móvel Aprendizado de Matemática brinquedo pedagógico Ensino Fundamental
Presencial | 69
Autor(es)
LETÍCIA BORGES DA SILVA
MARIANA AKEMI ARASHIRO SANTOS FEITOSA
YASMIN PEREIRA LIMA OLIVEIRA
Orientador(a)
JEFERSON ROBERTO DE LIMA
Coorientador(a)
ROGERIO BEZERRA COSTA
Unidade
Fatec Zona Leste | São Paulo

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