Este projeto tem como objetivo desenvolver e implementar soluções de acessibilidade educacional para alunos surdos, com foco na transcrição e tradução em tempo real do áudio das aulas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A proposta busca transformar o conteúdo falado pelo professor em texto e, em seguida, em sinais de Libras, exibidos por um modelo 3D.
A justificativa baseia-se na constatação de que a falta de acessibilidade compromete o processo de aprendizagem de alunos surdos, especialmente em instituições técnicas e preparatórias para vestibulares. A maioria dos docentes não domina Libras, nem possui estratégias pedagógicas adaptadas, o que amplia a desigualdade educacional. O sistema proposto visa reduzir essa lacuna, oferecendo uma solução tecnológica que também servirá como recurso de apoio para profissionais da educação.
A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e descritiva, envolvendo análise bibliográfica, documental (com destaque para a Lei Brasileira de Inclusão – Lei nº 13.146/2015), entrevistas, estudo de caso e etnografia, possibilitando uma compreensão mais aprofundada do público-alvo. Até o momento, foi desenvolvido um protótipo funcional utilizando o VLibras, tecnologia aberta e disponibilizada pelo Governo Federal. Os testes iniciais indicaram resultados positivos, com o sistema conseguindo capturar, transcrever e traduzir o áudio em tempo real com eficiência, cumprindo o objetivo de ampliar a inclusão de estudantes surdos no ambiente escolar.